PROJETO
IH-SENSORTECH

SERVIÇO
Arquitetura
SETOR
Serviços
LOCAL
Seixal
DONO DE OBRA
Ministério da Defesa Nacional - Marinha
ANO
2024
A PMT realizou a revisão do Projeto de Execução do programa de reabilitação e ampliação do Instituto Hidrográfico, localizado na Quinta da Azinheira, no concelho do Seixal. O projeto IH-SENSORTECH centra-se na valorização funcional e tecnológica de dois edifícios fundamentais do complexo — o Centro de Instrumentação Marítima (CIM) e o Pavilhão n.º 2 (Paiol das Boias) — além da requalificação do espaço exterior adjacente ao moinho.
Centro de Instrumentação Marítima (CIM)
O projeto previu a ampliação do edifício, com a construção de uma nova estrutura e a reformulação de áreas existentes. A intervenção incluiu:
➡ criação de novos gabinetes e áreas administrativas;
➡ instalação de um centro de pilotagem;
➡ implementação de um novo laboratório;
➡ criação de copa, instalações sanitárias, balneários e vestiários;
➡ novas zonas técnicas para servidores e quadros elétricos.
A ampliação permitiu ainda integrar um laboratório de veículos autónomos e instalar uma ponte rolante móvel, elemento determinante para a altura total do edifício.
Pavilhão n.º 2 – Paiol das Boias
Neste edifício, o projeto contempla a construção parcial de um piso elevado, destinado à instalação de novos gabinetes e áreas de trabalho. No piso térreo, está prevista a reorganização da zona central, incluindo:
➡ criação de um acesso independente às instalações;
➡ instalação de um paiol para equipamentos de maior dimensão.
Estas intervenções reforçam a funcionalidade do edifício e a capacidade operacional do Instituto Hidrográfico.
Com a revisão técnica da PMT, o projeto IH-SENSORTECH beneficiou de maior robustez técnica, segurança, otimização funcional e redução de riscos na fase de obra, assegurando a modernização de um equipamento estratégico para o estudo e monitorização do meio marítimo português.



