Museu Nacional de Arte Antiga

SERVIÇO

Fiscalização

SETOR

Património Histórico e Cultural

LOCAL

Lisboa

DONO DE OBRA

Associação de Turismo de Lisboa

ANO

2025

VALOR DA OBRA

3 199 351,81 €

A PMT foi selecionada para prestar os serviços de fiscalização de obra, coordenação de segurança e gestão ambiental nos trabalhos de recuperação e reabilitação da envolvente exterior do prestigiado Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa.

A intervenção foca-se na conservação do edifício e na melhoria das suas condições estruturais e de segurança, abrangendo trabalhos especializados nas fachadas e na cobertura.

Ao nível das fachadas, os trabalhos visam a renovação e conservação de elementos exteriores, concretamente através de trabalhos especializados de pintura e restauro de superfícies, e de substituição de caixilharia e portas. Nos telhados, a intervenção envolve a remoção do amianto existente e a sua substituição por painéis sanduíche, subtelha e telha canudo, bem como a proteção passiva contra incêndios, através da projeção de argamassa para reforço estrutural da cobertura.

No âmbito desta empreitada, a PMT assume a prestação dos serviços de fiscalização, coordenação de segurança e gestão ambiental, garantindo um controlo rigoroso da execução dos trabalhos, a aplicação estrita das normas de segurança e a supervisão do processo de remoção e encaminhamento adequado de resíduos, salvaguardando o cumprimento da legislação ambiental.