PMT assegura fiscalização e coordenação de segurança da nova Linha Ferroviária de Vendas Novas
Institucional
PMT assegura fiscalização e coordenação de segurança da nova Linha Ferroviária de Vendas Novas

A PMT foi contratada para assegurar os serviços de fiscalização e coordenação de segurança em obra da empreitada de modernização da Linha Ferroviária de Vendas Novas, um projeto estruturante para o transporte ferroviário de mercadorias em Portugal, com um investimento aproximado de 120 milhões de euros.

Esta empreitada de grande dimensão contempla um conjunto alargado de intervenções técnicas ao longo da linha, nomeadamente a substituição da superestrutura de via, com recurso a travessas polivalentes de betão e carril 60 E1, bem como o prolongamento, renovação e modernização de várias estações, incluindo Muge, Agolada, Lavre, Vidigal e outras infraestruturas intermédias.

Os trabalhos incluem ainda cerca de 17 quilómetros de tratamento da plataforma ferroviária, intervenções de terraplanagem, drenagem e reperfilamento de taludes, a execução e reabilitação de passagens hidráulicas, pontões metálicos, encerramento de passagens de nível e construção de passagens desniveladas, bem como a automatização de passagens de nível existentes.

No âmbito da empreitada estão igualmente previstos trabalhos ao nível da sinalização ferroviária, caminhos de cabos, adaptação das instalações fixas de tração elétrica, implementação de sistemas de RCT+TP, intervenções em edifícios e salas técnicas e a instalação de torres GSM-R, fundamentais para a operação e segurança ferroviária.

A Linha de Vendas Novas desenvolve-se ao longo de 69 quilómetros, ligando Setil — com ligação à Linha do Norte — a Vendas Novas, onde entronca com a Linha do Alentejo. Trata-se de uma linha exclusivamente dedicada ao transporte de mercadorias, assumindo-se como um dos principais eixos ferroviários de carga no corredor Norte–Sul, permitindo evitar a passagem pela área metropolitana de Lisboa e ultrapassar constrangimentos relevantes de capacidade.

Este investimento permitirá aumentar em cerca de 50 % a procura, reforçar a fiabilidade e segurança da operação ferroviária, reduzir custos operacionais e contribuir de forma significativa para a redução das emissões de CO₂, estimada em cerca de 500 mil toneladas até 2050.

A participação da PMT neste projeto reforça a sua experiência na fiscalização de grandes infraestruturas ferroviárias, assegurando o cumprimento rigoroso dos requisitos técnicos, de segurança, qualidade e sustentabilidade numa obra de elevada complexidade e impacto nacional.

A consignação desta empreitada foi assinada no passado dia 15, em Vendas Novas, numa cerimónia que contou com a presença do Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, do Presidente do Conselho de Administração da Infraestruturas de Portugal (IP), Miguel Cruz, do Vice-presidente da IP, Carlos Fernandes e do Presidente da Câmara Municipal de Vendas Novas, Ricardo Videira.